sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Coisas" que deixamos pelo caminho...

Incrível como a Vida é...encontros, desencontros e reencontros, etapas comuns ao universo de qualquer pessoa. Às vezes, tendemos a acreditar que o sofrimento é privilégio só nosso, nos debruçamos sobre os nossos problemas com a vã idéia que o mundo vai parar e esperar que nos reergamos, nos sentimos acuados e sozinhos, tristes e vazios, e com uma questão fixa na cabeça: por que eu ?? Ah, essa resposta eu não tenho, afinal, também já passei (e confesso que estou passando) por isso inúmeras vezes, mas uma coisa é certa, esse "porquê" existe, nada acontece por acaso, de forma aleatória, talvez destino, boas ou más escolhas, Deus, enfim, seja lá qual for a sua crença, contudo, nós somos responsáveis diretos pela atual situação que nos encontramos, nosso comportamento, nossas atitudes, nossas opções, as pessoas que deixamos entrar na nossa história, as que a gente deixa irem embora, assim como as que permanecem, enfim, tudo é fruto de um conjunto de decisões que tomamos diariamente, mesmo que não percebamos...lamentar ?? muito fácil, o complicado mesmo é ter uma postura forte e decidida, é mudar o caminho, a direção...e quanto às coisas que ficam pela estrada ?? éé, dói deixarmos o passado reconhecer seu lugar, volta e meia lá estamos nós cavucando o baú das memórias, lembranças, mágoas, alegrias, e por descuido acabamos por reproduzir comportamentos lá de longe, apesar de termos a plena consciência de estarem errados, na esperança de trazer de volta o que ficou pra trás...
E como já dizia Lulu Santos: "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre  passará", logo não adianta nada nos martirizarmos, cruzarmos os braços, nos emburrarmos num canto, e acharmos que as coisas vão mudar só porque nós queremos, elas até podem mudar, e querer de fato é o primeiro passo, mas são os atos que irão determinar, fazer a diferença. A Vida é bela, e isso não é falsa demagogia da pessoa que vos fala não, ela definitivamente é mágica, cada dia é uma surpresa, é uma segunda chance pra fazermos melhor, cada pessoa é um enigma a ser desvendado, as relações são como desafios, as oportunidades, enfim, cada detalhezinho tem sua essência, e Ó, o passado é nosso melhor professor, é mais sábio que o presente e quiçá o futuro, pois é lá, justamente lá, que se encontram todas as chaves, todos os segredos, todas as respostas para vivermos um presente feliz e construirmos um futuro promissor...não há nada melhor que nossas histórias, memórias e lembranças, afinal, recordar também é viver, nada precisa ficar pelo caminho, podemos levar nossa bagagem conosco, porém, as coisas que julgamos serem nocivas a nossa própria felicidade, essas podem ser abandonadas, e assim, podemos caminhar com maior leveza rumo ao desconhecido, e sempre prontos para mais encontros, desencontros e reencontros, afinal isso é está VIVO !!!

                                                                                             Morgana Mendonça


Um comentário:

  1. O passado é simplesmente algo que nunca vamos esquecer porque é como se estivesse viajando numa maquina do tempo pra lembrar de momentos maravilhosos e inesquecíveis e também de lembrar dos erros que cometeu para tentar concertar posteriormente.

    ResponderExcluir